e-portefólio - NPP

Junho 30 2010

 

Exercícios de anualização

 

 

1º Ciclo

Resultados esperados

(do 1º momento)

 

Descritores

de desempenho

 

Conteúdos

(progressão/complexificação)

- Flexão verbal

Resultados esperados

 

3ª ano

4º ano

Manipular e comparar dados para descobrir regularidades no funcionamento da língua.

 

-Comparar dados e descobrir regularidades;

 

- Explicitar regras e procedimentos

 

- Explicitar algumas regras de flexão verbal (verbos regulares)

 

- Mobilizar o saber adquirido na compreensão  expressão oral e escrita;

 

 

-  Conjugação (1ª, 2ª, 3ª);

 

- Pessoa (1ª,2ª,3ª)

- Número

- Singular/plural

- Tempos verbais 

- presente, futuro e pretérito perfeito

 

- Tempo verbal: pretérito imperfeito;

 

- modos verbais:  indicativo, imperativo, condicional e infinitivo;

- Verbos irregulares mais frequentes.

 

- Manipular e comparar dados para descobrir regularidades no funcionamento da língua;

 

- Explicitar regras e procedimentos nos diferentes planos do conhecimento explícito da língua;

 

- Mobilizar o conhecimento adquirido para melhorar o desempenho pessoal  no modo oral e no modo escrito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Ciclo

Resultados esperados

(ciclo anterior)

 

Descritores

de desempenho

 

Conteúdos

(progressão/complexificação)

 

Resultados esperados

 

 

5º ano

6º ano

- Manipular e comparar dados para descobrir regularidades no funcionamento da língua;

 

- Explicitar regras e procedimentos nos diferentes planos do conhecimento explícito da língua;

 

- Mobilizar o conhecimento adquirido para melhorar o desempenho pessoal  no modo oral e no modo escrito

 

- Sistematizar paradigmas flexionais regulares dos verbos;

 

- Identificar paradigmas flexionais irregulares em verbos de uso muito frequente;

 

- Estabelecer grupos de verbos de conjugação incompleta;

 

- Verbo regular vogal temática: paradigmas flexionais da 1ª, 2ª e 3ª conjugação;

 

- formas verbais finitas: mais-que -perfeito do indicativo, condicional (tempo e modo); presente, imperfeito e futuro do conjuntivo

 

- Formas verbais não finitas: gerúndio, particípio, infinitivo pessoal;

 

- Verbo irregular;

 

-Verbos defectivos: impessoais, unipessoais; forma supletiva.

 

- Descobrir regularidades na estrutura e no uso da língua, com base em práticas de experimentação;

- Identificar e classificar unidades utilizando a terminologia adequada; explicitar regras e procedimentos do uso da língua nos diferentes planos;

- Mobilizar os conhecimentos adquiridos para aperfeiçoar o desempenho pessoal na produção e recepção de enunciados orais e escritos;

- Relacionar diferentes registos de língua com os contextos em que devem ser usados e distinguir marcas específicas

 

da linguagem oral e escrita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Ciclo

Resultados esperados

(ciclo anterior)

 

Descritores

de desempenho

 

Conteúdos

(progressão/complexificação)

Resultados esperados

 

 

7º ano

8º ano

8º ano

-Descobrir regularidades na estrutura e no uso da língua, com base em práticas de experimentação;

-Identificar e classificar unidades utilizando a terminologia adequada; explicitar regras e procedimentos do uso da língua nos diferentes planos;

- Mobilizar os conhecimentos adquiridos para aperfeiçoar o desempenho pessoal na produção e recepção de enunciados orais e escritos;

-Relacionar diferentes registos de língua com os contextos em que devem ser usados e distinguir marcas específicas da linguagem oral e escrita

 

Sistematizar especificidades da flexão verbal em:

  . Verbos de conjugação incompleta;

   . Contraste das formas do infinitivo pessoal com as do infinitivo impessoal e respectivas realizações linguísticas;

Sistematizar paradigmas flexionais regulares e irregulares dos verbos

- Sistematizar paradigmas flexionais irregulares em verbos de uso frequente e menos frequente;

- Sistematizar propriedades distintivas de classes e subclasses de palavras;

- Caracterizar propriedades de selecção de verbos transitórios;

-  Caracterizar relações entre diferentes categorias, lexicais e gramaticais, para identificar diversos valores semântico na frase;

-  Caracterizar atitudes do locutor face a um enunciado ou aos participantes do discurso.

 

-Verbos defectivos impessoais e unipessoais;

-formas verbais finitas e formas verbais não finitas;

- Verbo regular, verbo irregular

 

- Verbo principal, transitivo directo, indirecto; directo e indirecto; auxiliar temporal, aspectual e modal;

- Transitivos indirectos; transitivos-predicativos

 

- Valor temporal;

- Valor aspectual: evento; situação estatitva;

- Valor modal; modalidade.

 

- Reflectir sobre o funcionamento da língua para, a partir da realização de actividades de carácter oficinal, analisar e questionar os sentidos dos textos;

-Explicitar, usando a terminologia apropriada, aspectos fundamentais da estrutura e do uso do português padrão nos diferentes planos do conhecimento explícito da língua;

- Mobilizar o conhecimento reflexivo e sistematizado para resolver problemas decorrentes da utilização da linguagem oral e escrita e para aperfeiçoar os desempenhos pessoais;

- analisar marcas específicas da linguagem oral e da linguagem escrita, distinguindo diferentes variedades e registos da língua e adequando-os aos contextos de comunicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho realizado por:

 

Ana Melo

Filomena Vaz

José Batista

Madalena San-Bento

 

 

publicado por filomenavaz às 18:19

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