e-portefólio - NPP

Junho 29 2010

 Balanço pessoal da participação nos fóruns

 

Após a primeira sessão presencial foi aberto um espaço de discussão e partilha de ideias, on-line, através da plataforma Moodle. Foram também lançadas algumas questões sobre assuntos que os formadores gostariam de ver discutidos

Do primeiro módulo, surgiu uma proposta para referir algumas das potencialidades do Novo Programa de Português, onde participei dando a minha opinião.

 Surgiram também algumas questões/temas sugeridos por variados formandos, bastante interessantes, embora eu nem sempre tenha contribuído com a minha opinião, apesar de ter reflectido sobre eles.

No segundo módulo não consegui ser muito participativa, menciono agora uma impressão pessoal: leio com interesse as intervenções de todos, na verdade dou-me conta que muitas opiniões aí registadas vão ao encontro daquilo que penso e, por vezes julgo que a minha opinião deixará de ter pertinência, pela repetição de ideias. 

Não tenho tido muitas dúvidas sobre a formação de um modo geral, no entanto tenho tido alguma dificuldade relativamente ao e-portefólio, que espero resolver em breve. Penso que estou a tempo, uma vez que foi dito que deveria estar totalmente pronto no final desta formação, tenho esperança de resolver a situação mais cedo.

No que diz respeito ao acompanhamento nas escolas, através das replicações, respondi às questões postas on-line e, acrescento que o trabalho desenvolvido na minha escola decorreu dentro da normalidade, tendo havido cinco sessões de replicação: a primeira sobre a apresentação do Novo Programa, a segunda sobre as competências específicas (CEL, Escrita e Compreensão do Oral e Expressão Oral) e sobre o conceito de anualização, a terceira sobre a competência da Leitura, a quarta sobre anualização e sequências didácticas, esta sessão foi essencialmente prática e por fim a quinta sessão sobre a competência da escrita e sequências didácticas. Todo o trabalho relacionado com as replicações, a preparação dos materiais para as sessões, e apresentação, foi feito em grupo, sendo este composto por duas docentes do 1º Ciclo (Filomena Vaz e Ana Melo) e uma docente do 2º Ciclo (Madalena San-Bento).  

Nos últimos meses de formação não se verificou uma grande participação nos fóruns de um modo geral, logo também a minha participação não foi muito activa.

Em resumo, é sempre tempo de reflectir, de repensar as nossas acções, nos fóruns verifica-se o interesse em esclarecer, em debater, em procurar esclarecer dúvidas, em trocar impressões. É um espaço de leitura interessante, onde se nota que a partilha entre colegas é uma prática em uso e que deve ser preservada e incrementada. Um óptimo recurso a aproveitar, um espaço que deveria existir em todas as escolas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por filomenavaz às 18:25

mais sobre mim
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


pesquisar
 
blogs SAPO